

A legislação se atualiza ano após ano e manter-se informado é uma das estratégias para aplicar conhecimento no setor contábil da sua empresa para prevenir qualquer dor de cabeça com procedimentos errados.
Uma das mudanças mais significativas previstas, que pode ocorrer entre o fim deste ano e o início de 2023 é o novo limite de faturamento permitido para MEIs, os microempreendedores individuais, saltando de 81 mil reais para 144 mil reais.
Há previsão ainda de ampliar para dois a quantidade de funcionários que o MEI pode empregar. Tais medidas estão na Câmara dos Deputados e no Senado Federal para apreciação.
Novas regras estão previstas para 2023 atingindo pequenos e médios negócios no país. Isso porque a NBC TG 1001, que é a contabilidade para pequenas empresas, e a NBC TG 1002, que trata-se do serviço do contador para microentidades vigoram a partir do próximo mês.
Contudo, está autorizada a adoção antecipada do exercício iniciado a partir de 1º de janeiro de 2022.
“Na NBC TG 1001, é esclarecido que, para fins de aplicação da norma, são consideradas Pequenas Empresas as organizações com finalidade de lucros, com receita bruta acima de 4,8 milhões de reais por ano, até 78 milhões de reais anuais, a partir do ano seguinte.
Outro ponto destacado é que o texto trata apenas das demonstrações de final de exercício social”, explica o Conselho Regional de Contabilidade.
A norma para as microentidades se refere a organizações com finalidade de lucros, com receita bruta até 4,8 milhões de reais por ano.
Imposto de Renda
A tabela do Imposto de Renda está congelada há sete anos e a previsão é que o governo volte atenção para essa questão no próximo exercício.
O eSocial deverá ter finalizada a implantação por parte das empresas durante 2023.
A Contec Contabilidade atualiza todos os seus clientes sobre o que de mais importante acontece no mundo contábil para orientar e realizar as recomendações mais seguras.
