Detail img
Detail img
  • 27 Set / 2023

Como realizar a emissão de laudo SST?

O Laudo ST corresponde à reunião de todos os documentos que atestam a segurança e saúde no trabalhado. Afinal, eles são mais que necessários, sendo obrigatórios para muitas empresas.
No entanto, nem todas as empresas conhecem esse laudo ou sabem da sua importância. Por isso, a seguir separamos um conteúdo que explica como emitir e o que é esse documento tão falado.
Quer saber mais? Continue a leitura breve!

O que é o laudo SST?

O Laudo SST nada mais é do que um documento que comprova o estado de saúde e segurança no trabalho de uma determinada empresa. Ou seja, é um aval que atesta os riscos de acidentes e de doenças.
A emissão deste laudo é feita uma vez, mas deve ser atualizado constantemente para a maior segurança da empresa e dos seus colaboradores.
Afinal, essa é a única comprovação que um empreendedor tem de comprovar a sua regularidade perante a segurança do time de funcionários.
Quanto mais eles são atualizados, mais a empresa comprova sua regularidade quanto a saúde e segurança de seus colaboradores.

Como emitir o Laudo SST?

O Laudo SST é um documento sério que deve ser dado somente para empresas que cumprem com suas obrigações de segurança e saúde no trabalho.
Por isso, esse laudo emitido somente por especialistas que segundo a NR15 e NR16 o Engenheiro de Segurança no Trabalho ou também um Médico do Trabalho da Empresa.
Por ser um serviço bem específico, geralmente as empresas terceirizam essa demanda e optam por contar com especialistas no assunto.

Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT)
O Laudo de SST que talvez seja um dos mais importantes é o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT).
Afinal, é nesse documento que se atesta toda a identificação de riscos e exposição dos trabalhadores quantificadamente, relevante para a aposentadoria especial.
Ou seja, esse é um dos laudos necessários para que o colaborador possa cuidar da sua documentação necessária para a aposentadoria, por comprovar a exposição a agentes nocivos prejudiciais à saúde.
Somente os dados contidos nesse laudo podem determinar ou não a necessidade de uma aposentadoria precoce para o trabalhador.
Portanto, se a sua empresa não tem um Laudo SST como esse, procure antes uma consultoria de Segurança no Trabalho.

Contec Contabilidade: soluções completas para o seu empreendimento
O laudo SST é de suma importância para a segurança dos trabalhadores e principalmente da empresa.
Além disso, é a única forma que o empreendedor tem de provar aos seus investidores e colaboradores o seu empenho com as medidas de saúde e proteção.
Portanto, seja para emitir ou atualizar, a Contec conta com parceiros estratégicos e Engenheiros de Segurança no Trabalho responsáveis por todos os detalhes necessários na sua regulariza
Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e saiba como podemos ajudar a sua empresa com esse e outros laudos!

Conte com os nossos serviços para elevar seu empreendimento a um novo patamar. 

Outras Notícias