Detail img
Detail img
  • 19 Set / 2022

6 dicas fundamentais para a contabilidade voltada a dentistas

A contabilidade para dentistas e seus consultórios implica no cumprimento de especificidades que impactam diretamente no bom ou mau funcionamento da empresa.


Estar seguindo todas as leis vigentes é tarefa imprescindível do consultório odontológico e beneficia tanto a empresa, que precisa ter saúde financeira, quanto os próprios pacientes.

Diante disso, o profissional de odontologia tem de realizar um planejamento tributário assertivo, para uma gestão adequada do negócio. Tal planejamento requer, por exemplo, a decisão se o profissional trabalhará como pessoa jurídica ou de maneira autônoma.

Nesta seara, a função da contabilidade é ajudar o consultório a obter maiores lucros e reduzir os gastos com o pagamento de impostos, orientando o cliente a quitar os tributos que são realmente necessários, dento das alíquotas previstas em lei.

Fale frequentemente com o contador

Deixando toda parte burocrática com as obrigações fiscais, contábeis e tributárias com o contador, a empresa ganha em resolutividade. É necessário que o proprietário do consultório odontológico tenha reuniões frequentes com o contabilista para saber todo o trabalho realizado e para que haja maior interação e facilidade na transmissão de informações da empresa.

Escolha o melhor regime tributário para o negócio

A definição do melhor regime tributário para o consultório odontológico deve ser certeira. A Contec fornece ao cliente uma completa avaliação do negócio apontando em quais modelos de tributação ela melhor se encaixa, pagando o mínimo possível de tributos obedecendo a legislação.

Atualização na Receita Federal

Para diminuir as possibilidades de irregularidades e de multas aplicadas pelo governo, a empresa deve estar com informações relacionadas ao balanço patrimonial e fluxo financeiro atualizadas junto à Receita Federal.

Para alimentar essas informações a atualizações se faz necessária a atuação de funcionário de estrita confiança.

Prevenção a equívocos de gestão

A Contec Contabilidade trabalha de modo a prevenir equívocos na gestão do negócio, como erros nos valores de bases de cálculo e de tributos, informações de isenções em cálculos tributários, equívocos no enquadramento e classificação fiscal de produtos e serviços, por exemplo.

Esses tipos de erros precisam ser prevenidos uma vez que atingem em cheio o capital da empresa e por isso é importante o consultório contar com serviço especializado na gestão financeira para a área da saúde, ação disponibilizada pelo time de especialistas da Contec.

A Contec também disponibiliza tecnologia e sistemas de gestão que asseguram a eficiência e confiabilidade em suas operações.

 

Não misture despesas pessoais com as da empresa

Mesmo que o negócio pertence a uma pessoa, separar de forma organizada os gastos pessoais com os do consultório é extremamente necessário. A orientação é que todos os valores que forem ligados à empresa fiquem em uma conta jurídica para a gestão inclusive da quitação de taxas e tributos.

Tenha o controle do lucro e saiba qual o real valor de receitas e despesas mensais que a sua clínica possui. Diante desse numerário, é possível adotar estratégias para a diminuição de custos e elevar os percentuais de lucro.

Diferencie custos variáveis e fixos

Além de separar as despesas pessoais com as da empresa, o consultório deve ter em mãos e de modo atualizado mês a mês as despesas fixas como aluguel, conta de luz, salário de funcionários e levantar o custo variável como o de compra de materiais para estoque e manutenção de aparelhos e equipamentos. Tudo isso torna a gestão financeira eficiente.

Outras Notícias